• ASCOM AGNEL

Empresas mais sustentáveis de 2018, segundo o Corporate Knights

Atualizado: 20 de Mai de 2018

Das 100 empresas do relatório 2018, cinco são brasileiras.


Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, ocorreu a divulgação do relatório anual (2018) da Corporate Knights, relativo às 100 empresas mais sustentáveis do mundo.


A Corporate Knights (CK) é uma empresa de mídia, pesquisa e produção de informação financeira, sediada em Toronto, Canadá, fundada em 2002. Uma de suas publicações mais notórias é o Global 100, relatório de importância mundial, que reúne informações relacionadas às empresas com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.


Para a compilação dos dados e elaboração do documento, os especialistas utilizam-se de dados divulgados publicamente, como financeiros e relatórios de sustentabilidade, além outros específicos. Participam da amostra cerca de 6.000 empresas financeiramente saudáveis em todo o mundo, cuja receita anual mínima seja de US$ 1 Bi. Os principais aspectos do relatório incluem dados como o uso e tipo de energia, gestão e emissão de carbono, gerenciamento de resíduos oriundos de processos produtivos e produção de ar limpo, por meio de técnicas, investimentos e estudos. Além disso, foram observados outros detalhes mais precisos, como gestão, indicadores e KPIs de segurança de pessoas e processos (Segurança e Medicina do Trabalho), inovação voltada para práticas sustentáveis (abrangendo aspectos regulatórios e melhorias patenteadas nas áreas de meio ambiente, segurança e saúde de pessoas), impostos pagos por tipo de negócio (licenciamentos, registros, assuntos regulatórios etc.), governança corporativa e sua atenção aos aspectos sustentáveis, fornecedores com que as empresas trabalham e se eles absorvem ou possuem uma cultura sustentável (sustentabilidade na cadeia de supply chain), a saúde dos fundos e recursos destinados à mudanças e emergências, o volume de negócios (produção, Horas Homens Trabalhadas, receita e indicadores afins) e sua ligação com os objetivos de sustentabilidade na organização, dentre outros.


No topo da lista deste ano está a Dassault Systèmes, multinacional francesa que projeta software de engenharia e investe, inclusive, em tecnologias para redução de resíduos. De acordo com os analistas da Corpore, a empresa melhorou todos os itens avaliados no ranking de sustentabilidade. Em segundo lugar, está a Finlandesa Neste, que lida com diesel renovável e outros petroquímicos. De acordo com o comitê de sustentabilidade corporativa, mais da metade da sua receita, nos próximos cinco anos, será proveniente de combustíveis renováveis e materiais biodegradáveis. Em terceiro lugar encontramos a Valeo, empresa sediada na França e que fabrica peças automotivas. Dentre os principais motivos pelos quais ficou no terceiro lugar, destaca-se o projeto de redução de emissões de partículas de escape para a atmosfera, bem como purificadores de ar com alta tecnologia.


Das empresas brasileiras, tivemos na posição 14ª a Natura Cosméticos, Companhia Energética de Minas Gerais (18ª), Banco do Brasil (49ª), Engie Brasil Energia (52º) e Santander Brasil (76º).


Para ter acesso completo ao relatório, metodologia e demais informações, acesse:

www.corporateknights.com/global100.

-

Fontes:

Corporate knights

Forbes

ASCOM AGNEL

114 visualizações