Assessoria de Imprensa

Construindo a imagem e a reputação do negócio

Há muitos séculos, as publicações de interesse da população, de modo geral, eram criadas e distribuídas de maneira regular pelos governos. As primeiras reproduções da escrita foram obtidas por meio de suportes artesanais, como cera ou argila, com formatos cilíndricos e de cunhas, datados do século XVII a.C., nas antigas cidades da Suméria e Mesopotâmia. 

As sociedades cresceram e se modificaram, acompanhando as ordens econômica e global, de modo que na era das revoluções industriais, a primeira publicação impressa periódica regular e semanal iniciou-se com o Nieuwe Tijdinghen, em 1602 na Antuérpia. Os primeiros periódicos em alemão foram fundados em 1609, o Relation aller fürnemmen und gedenckwürdigen Historien (Relação de todas as notícias notáveis e rejubilantes), em Estrasburgo, e o Avisa Relation oder Zeitung. Em 1615, surge o Frankfurter Journal, primeiro periódico jornalístico, também semanal e em alemão. Iniciava-se naquele momento os primeiros ciclos de Imprensa.

Atualmente, os veículos de comunicação são rápidos e capazes de, em velocidade ultra rápida, em termos de tráfego de dados, assistir à população de maneira rápida, clara e precisa in live.

Assessoria de Imprensa é um segmento especializado e comum do Jornalismo, principalmente no Brasil. Das maiores tendências, é voltado para o lançamento de produtos e marcas na mídia. Na prática, A Assessoria de Imprensa é como uma ponte entre um cliente e a mídia em geral. Esse cliente pode ser: um novo produto de uma marca, uma marca inteira, uma pessoa (artistas, influencers e pessoas da mídia), uma entidade com ou sem fins lucrativos, uma organização social etc. Ou seja, a Assessoria de Imprensa é ampla e tem como principal missão e signifcado a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa geral, dentro de um universo a que se destinam tais informações.

Para a realização de um trabalho de sucesso, uma Assessoria de Imprensa deve possuir planos de assesment voltados para a individualidade de cada produto e negócio. Os objetivos a serem alcançados devem ser claros ao máximo, pois os resultados devem ser monitorados afim de atingir ou superar as expectativas.

Se você deseja ampliar seu negócio, expôr seu produto à mídia, realizar estudos de impacto por meio de imprensa relacionados ao seu negócio, conte conosco. Nós temos profissionais e stakeholders com grandes experiências em diversos segmentos, temos a nossa metologia de trabalho e a flexibilidade necessária ao seu perfil.