Assessoria de Comunicação

um porta-voz de qualidade 

Comunicação é uma área do conhecimento na qual se estuda a relação comunicacional. Como parte de um processo natural e social, é estudada em diversos segmentos acadêmicos, sobretudo os voltados para linguística, jornalística e publicitária. Uma comunicação eficaz é essencial em praticamente todos os aspectos de um relacionamento, de qualquer proporção: em assuntos corporativos, educacionais, declarações humanitárias, relações internacionais e acordos de paz são apenas alguns exemplos.

Existe uma linha do tempo na qual podemos entender a importância da Comunicação na relação humana. Segundo estudos científicos, o Período Paleolítico foi o pioneiro no processo de comunicação. Iniciando-se com utensílios artesanais de sobrevivência e alimentação, conseguiu-se manter a continuidade da espécie, de modo que em outros períodos, como Neolítico dos Metais ocorreram os primeiros registros em ossos, pedras e a aglomeração em tribos. Após isso, ocorreram os registros da Mesopotâmia, em Pedras, e os Hieróglifos egípcios, objeto de estudo de muitos cientistas, devido a complexidade dos mais de 6.900 sinais de comunicação, registrados em túmulos, pedras, paredes e templos. Após esse último período, de acordo com as mudanças sociais, surgiram os vários aperfeiçoamentos, de modo que algumas centenas de anos depois surgiram o jornal, a prensa, o rádio e os meios que conhecemos atualmente.

Os segmentos de comunicação são muitos – e complexos. Eles podem se expressar por meio de sinalização, comunicação física, oral, digital e inúmeras outras. Quando nos voltamos para negócios, surge a demanda e a necessidade da Comunicação Corporativa. E dentro desse segmento, surge a Assessoria de Comunicação, conhecida como ASCOM.

ASCOM tende a ser conceitualmente interpretada como Assessoria de Imprensa. Na prática, seus trabalhos podem ser parecidos e, muitas vezes, mesclarem suas atividades, porém são segmentos diferentes, apesar de estarem na mesma base, a Comunicação. Ela tem a função de gerir relacionamento a partir de um profundo conhecimento de uma fonte. Na prática, faz relatórios, pronunciamentos midiáticos/legais, estrutura-se nos programas de Compliance (quando houver), realiza processos de comunicação internos e/ou externos em toda a cadeia do negócio e possui profunda relação direta com o capital humano da organização. Nós, da AGNEL, temos uma ASCOM responsável por nossas publicações, editoriais e artigos relacionados à nossa cadeia de negócios, segundo nossa metodologia.

 

Se você busca mais informações ou gostaria de saber mais sobre nossos trabalhos e como nossa ASCOM pode ajudar, entre em contato conosco. Temos prazer em conversar.